quinta-feira, 15 de maio de 2008

Heróico, Sport vence Inter e está nas semifinais

Durval acerta bela cobrança de falta e garante vaga na Copa do Brasil

De forma heróica, o Sport venceu por 3 a 1 o Internacional na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife, e garantiu a vaga para as semifinais da Copa do Brasil. Leandro Machado, Roger e Durval marcaram os gols da equipe pernambucana, enquanto Sidnei fez o de honra do Colorado.
Como a equipe gaúcha marcou fora de casa - e com a derrota por 1 a 0 no primeiro jogo -, o Leão precisava vencer por dois gols de diferença. A vaga estava nas mãos do Inter até os quinze minutos do segundo tempo, mas a equipe do técnico Abel Braga não suportou a pressão do adversário, empurrado por cerca de 32 mil torcedores. Na semifinal, o Sport enfrenta o Vasco, que, também nesta quarta-feira, eliminou o Corinthians-AL.
Três homens na linha de frente e espírito aguerrido na marcação. Essa foi a estratégia do Sport na etapa inicial, que explorou, a todo momento, as jogadas pelos cantos. O desenho tático do técnico Nelsinho Baptista era claro: Carlinhos Bala e Enílton flutuavam pelas laterais, enquanto Leandro Machado fazia o pivô. No meio-de-campo, Sandro Goiano e Fábio Gomes faziam a cobertura dos alas, que apoiavam constantemente, e Luciano Henrique, responsável pela armação, dava mais qualidade à saída de bola.
E a iniciativa dos donos da casa deu resultado logo aos três minutos. No primeiro lance de ataque da equipe pernambucana, Luisinho Netto cobrou escanteio na cabeça do experiente Leandro Machado, que levou a melhor sobre o zagueiro e balançou à rede.
Mas o Colorado não se abateve. Aos poucos, foi contendo o ímpeto ofensivo do adversário e, assim, equilibrando o jogo. Nilmar estava inspirado e teve pelo menos duas boas oportunidades para igualar o placar. Na primeira, o lateral-direito Luisinho Netto se antecipou ao atacante e por pouco não marcou contra. Depois, o camisa 7 fez uma linda jogada individual e chutou rente à trave esquerda do goleiro Magrão.
O Colorado empatou na base da raça. Após lance confuso na área do Sport, Alex escorou de cabeça e o zagueiro Sidnei aproveitou para acertar um belo chute, de virada, sem chances para Magrão. O empate fez com que o Sport, tal como no começo do jogo, voltasse a dominar as ações ofensivas. E, por pouco, a equipe pernambucana não foi para o intervalo à frente no placar. Já no fim da primeira etapa, Carlinhos Bala acertou um bom chute e Clemer defendeu em dois tempos.
O Sport voltou para a etapa complementar mais focado na marcação. Nelsinho Baptista manteve o esquema com três atacantes, mas ordenou que os laterais Luisinho Netto e Dutra não apoiassem tanto. O Colorado, por sua vez, tentava criar espaços no meio-de-campo a partir da habilidade de seus jogadores, mas o principal armador do time, Alex, não estava em noite inspirada.
A falta de iniciativa da equipe gaúcha fez com que o Leão, empurrado pela torcida, buscasse o segundo gol. E ele saiu após jogada individual de um dos destaques do time: Carlinhos Bala invadiu a área, se livrou da marcação de Danny Morais e cruzou para Roger, que, livre de marcação, só teve o trabalho de empurrar para a rede.
A vantagem no placar animou ainda mais os donos do casa, que foram com tudo para cima do adversário. Aos 30 minutos, Carlinhos Bala alçou a bola na área e Durval cabeceou para excelente defesa do goleiro colorado. Três minutos após, o próprio Durval cobrou falta da intermediária, com força, no ângulo de Clemer.
A partir daí, coube ao Sport prender a bola e administrar o resultado. Atônito, o Internacional não conseguia ficar com a bola no pé e errava muitos passes. A torcida leonina já comemorava quando o árbitro Heber Roberto Lopes apitou o fim da partida. Uma vitória heróica e uma justa festa na Ilha do Retiro.

Nenhum comentário:

Lutar sempre, desistir nunca!